terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ecohouse workshop

Há 2 semanas atrás, fui fazer um workshop em Berkeley na Ecology Center.



O tema do workshop era Simple improvements that can be made to green an urban home.

Algumas considerações que mais me chamaram a atenção:

- Energia Solar
Comprar equipamentos para obter energia através do sol, ainda é bem caro. Aqui nos Estados Unidos, há um programa do governo que vc pode pedir ajuda financeira se vc tiver interessado em obter energia green em casa. O desconto varia de 3% a 4%. Não é muito, mas já é um incentivo.


No entanto, um tópico que chamou bem minha atenção é se a produção de energia gerada através da luz solar for além do que você consome, a PG&E (tipo a Eletrobrás do EUA) compra sua energia pelo valor 3x maior do que vc paga. Ou seja, você pode fazer dinheiro produzindo energia green! :) aí eu vi vantagem!

- Using Greywater
Um tema que está super abordado por aqui. A reutilização da Greywater para regar o jardim.



O que é a Greywater?
It is non-industrial wastewater generated from domestic processes such as dish washing, laundry and bathing. Greywater comprises 50-80% of residential wastewater. Greywater comprises wastewater generated from all of the house's sanitation equipment except for the septic tank (water from toilets is blackwater, or sewage). Greywater is distinct from blackwater in the amount and composition of its chemical and biological contaminants (from feces or toxic chemicals). Greywater gets its name from its cloudy appearance and from its status as being neither fresh (white water from groundwater or potable water), nor heavily polluted (blackwater). According to this definition, wastewater containing significant food residues or high concentrations of toxic chemicals from household cleaners, etc., may be considered "dark grey" or dirty water.

Basicamente, a greywater é aquela água que foi usada no banho, na pia do banheiro ou na máquina de lavar roupa. Isso exclui água proveniente da pia da cozinha, laboratório de fotografia, máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa que contenha fraldas sujas.

50% a 80% da água utilizada em casa é greywater. Água que pode ser utilizada para regar o jardim, se utilizarmos detergente e sabão biodeagradável.

No entanto, é preciso ter controle sobre a greywater, pois claro pode haver contaminação. Para a implementação da greywater sistema de irrigação, é preciso ter permissão da California Department of Water Resources.

- Green Rooftops

Em qualquer green blog é comum encontrar pelo menos um post sobre as grandes vantagens de ter tetos verdes.

E o blog da raponesa também está dentro nessa. Idéia simples e solução efetiva e produtiva. Assim eu gosto!

Ao ter um jardim no seu teto, você transforma energia destruidora em energia produtiva. Ou seja, o contato diário do sol com o teto faz com que o material se desgaste. No entanto, com a green rooftop ou a Living Roof, as plantas absorvem a energia, gerando vida, verde e produção de alimento.

Além de previnir as famosas "heat island" na cidade, os tetos verdes amenizam a temperatura dentro de casa durante o verão e aquecem durante o inverno. Perfeito!!!!

- Banheiro

Uma solução que eu achei fantástica é reutilizar a água que tomamos banho como água do sanitário. E ainda, ter 2 botões na hora de dar descarga.


Uma opção com menos água para o #1 e outra com mais água para o #2.
Fantástico!

- Idéias ainda no plano do papel.
Compostar o lixo do banheiro. Um tema polêmico devido a higiene e contaminação em questão, no entanto, se for compostado bem feito, pode ser uma super solução para todo o lixo sanitário. Viva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário