sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Do you know where your trash goes? MIT can answer that!

Ninguém sabe ao certo onde o nosso lixo vai parar depois que o caminhão de lixo pega os sacos e vai embora. Bom, pelo menos eu não sei.
Um dos assuntos mais importantes dentro da cadeia da sustentabilidade é decidir o q fazer com os restos que jogamos fora. Infelizmente, não tem mágica e cada vez mais, esse é um tópico q aterroriza as grandes cidades principalmente a nossa querida cidade de são paulo que, ao meus olhos, ainda não possui um método eficiente para solucionar o problema em questão.

Para começar, precisamos saber onde todo esse lixo vai. E como fazer esse tracking do lixo até seu destino final? Aí que um grupo de pesquisadores do MIT, massachusetts institute of technology, desenvolveu um projeto chamado Trash Track.




O conceito projeto é deixar as pessoas refletirem o que eles estão jogando fora. Os pesquisadores desenvolveram um tag eletrônico, com um wireless especial com marcações locais - os "trash tags", que vai monitorar diferentes lixos até seu destino final nas cidades de Nova Iorque e Seattle.

O objetivo é mensurar os tipos de lixo jogado e o real custo de toda a logística de levar até o destino final e claro, criar um awareness sobre o impacto do lixo no meio ambiente.
"Trash is one of today's most pressing issues - both directly and as a reflection of our attitudes and behaviors," says Professor Carlo Ratti, head of the MIT SENSEable City lab.
"Our project aims to reveal the disposal process of our everyday objects, as well as to highlight potential inefficiencies in today's recycling and sanitation systems. The project could be considered the urban equivalent of nuclear medicine - when a tracer is injected and followed through the human body.



demais não? são essas e outras coisas q eu quero mto levar para o brasil! me aguardem!
para saber com mais detalhes sobre o projeto do MIT, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário