quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Óleo de cozinha usado = combustível!

Uma das mais importantes pautas no mundo green é, com certeza, encontrar a grande solução para substituir o combustível fóssil, por um combustível que tenha como matéria-prima recursos naturais renováveis. Aqui nos EUA, se comenta e se elogia muito sobre o nosso brasileiríssimo ethanol.
Inúmeras discussões e pesquisas sobre o assunto biodiesel está em pauta diariamente, como o combustível que pode ser gerado através de algas, de pêlo de galinha e do já conhecido milho. No entanto, todas as idéias estão mais em fase de experimentação do que na prática.

Aqui em San Francisco, através de alguns sites, li sobre a DogPatch Fuels, uma gas station que vende combustível produzido através de óleo de cozinha usado.



Incrível, não? Pois na semana passada, fui conferir de perto essa incrível modernidade. Confira nas fotos abaixo:

O posto é super pequeno, possui apenas 1 máquina para abastecimento.


O conceito é simples, gerar biodiesel através de óleo de cozinha usado em restaurantes, em casa ou em qualquer estabelecimento que utilize óleo vegetal. A matéria-prima é obtida por meio de doação mesmo, a galera leva o óleo usado de casa e coloca nesses containers que fica atrás do posto de gasolina.
Os responsáveis levam esses grandes containers para uma estação especializada em transformar óleo vegetal em combustível e pronto!


Algumas recomendações sobre o óleo vegetal usado

biodiesel, no war required! <3

uma mostra do combústivel feito de óleo vegetal.

Conversei um pouco com a Emma, única atendente do posto, e ela me disse que em média, 20 carros por dia vão encher seus tanques com cook oil biodiesel. Uma ótima estimativa se analisarmos que o posto tem apenas 8 meses de vida!
Para encher o tanque do carro com esse combustível, vc não precisa mudar nada no seu carro. Apenas colocar uma pecinha extra que custa U$4,00 e pronto! E ainda, é possível misturar combustível tradicional com o biodiesel que não tem problema nenhum!
Sobre o preço, o biodiesel é um pouquinho mais caro q o combustível comum.

Todo mundo possui óleo vegetal em casa (óleo de soja, de girassol, de oliva) e todo mundo, por mais que raramente, cozinha em casa e sempre sobra aquele óleo na panela. O que as pessoas costumam fazer é jogar o óleo na pia! ahhhh isso é um terror!
agora as pessoas aqui podem guardar esse óleo usado e sem função e levar até esse posto de reciclagem! isso sim é uma atitude sustentável e um grande empreendedorismo!

adorei!
quer saber onde fica o posto? olha o cartão deles aqui embaixo! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário