Para quem não sabe o Tom Szaky é o dono da TerraCycle, uma empresa revolucionária que utiliza apenas produtos e materiais jogados no lixo para fabricar novos produtos, suprimentos e embalagem.
Ele acabou de lançar o livro "Revolution in a Bottle" sobre o desenvolvimento de uma nova forma de capitalismo, o eco-capitalismo.
Ótimo saber que não é preciso se desligar do mundo capitalista para ser green e sustentável! É possível SIM aliar crescimento sustentável com produtos e serviços que não agridem o meio ambiente e ganhar dinheiro!
Aqui vão as 10 dicas, que estão no livro de Szaky, para os interessados em investir nesse segmento que tanto cresce no mundo, o eco-business.
1. "You can't study to be an entrepreneur, you learn by fire." (Traduzindo: Não se estuda para ser um empreendedor, você aprende com a mão na massa.)
O modelo de negócios de Szaky é o mais novo modelo de sucesso americano. Eles saiu do segundo ano da faculdade Princeton para abrir sua própria empresa.
Foi nomeado no.1 CEO com menos de 30 anos pela Inc. Magazine
Ele nunca frequentou aulas de administração e aprendeu tudo até hoje, trabalhando.
2. Quando algo não está dando certo, tente algo novo.
O TerraCycle começou como uma transportadora de lixo alimentício e eles eram pagos para transportar e alimentar vermes.
O adubo fertilizante feito do coco de verme era apenas um subproduto da empresa. No entanto, quando a transportadora não estava mais dando lucro, eles decidiram focar a empresa no adubo. E foi dessa forma, que TerraCycle tornou-se o hit que é hoje.
3. Nunca perca uma oportunidade
Ao final do bate-papo, Amie Vaccaro, o entrevistador, e Sazky já tinham novas idéias para a criação de 4 novos blogs e Amie decidiu se tornar uma investidora de TerraCycle.
(Isso que é empreendedorismo)
4. É preciso vender, convencer e deixar os investidores muito confiantes e extremamente animados com a idéia, caso contrário eles não irão investir!
Foi o que Szaky aprendeu ao longo de suas tentativas e erros em seu projeto.
5. Conduza sua empresa como uma árvore e não como fogo.
Um árvore é como uma empresa sustentável, vive de sol, ar, terra e devolve tudo o que ela utilizou ao longo de sua vida.
Uma empresa comum é como o fogo, só pensa em consumir, deixa para trás tudo que foi utilizado.
6. Procure valor agregado naquilo que foi jogado, reutilizar é mais vantajoso do que reciclar.
Um dogma fundamental do eco- capitalismo é procurar valor naquilo que as pessoas jogam fora.
Quando Szaky estava a procura de uma embalagem para o adubo fertilizante, ele decidiu utilizar garrafas plásticas de soda pois não tinha dinheiro para comprar embalagens novas.
No entanto, continua até hoje com a prática pois é mais barato e embala o produto reciclado a partir de uma embalagem também reciclada. :)
A partir do pensamento acima, o TerraCycle criou um conceito de achar coisas que as pessoas jogam fora e tornar isso reutilizável.
7. As pessoas não pagarão mais por um produto que é green.
É claro que todo mundo quer comprar produtos orgânicos e eco- friendly, no entanto, ninguém que pagar mais por isso.
A chave para o eco-business é não cobrar mais pelo produto, pois ele é feito com produtos usados (que são mais baratos que materiais novos).
Esse item é um dos maiores segredos do TerraCycle.
8. Não é preciso investir em publicidade quando você tem ótima visibilidade contando um boa história sem pagar nada.
Esse é um tópico que deixará os publicitários indignados!
O dono do TerraCycle é o mestre de relaçãos públicas. Ele atraiu diversas mídias e muito buzz em torno da sua marca e do seu livro contanto um boa história.
Enquanto muitas empresas tem um certo receio em utilizar as ferramentas da propaganda, Skazy analisa como um poderoso aliado.
"A propaganda é uma ótima ferramenta, os Estados Unidos tem uma boa imagem do American Dream, de construir sua própria empresa e fortuna. A mídia te torna um herói, se você está dentro desse sonho americano."
9. Transforme um problema em oportunidade. Quando o dono do Miracle-Gro levantou um ação judicial contra o TerraCycle, isso poderia tornar-se o fim da empresa.
No entanto, Skazy teve a idéia de criar um site só para reunir apoiadores e fãs da marca e que no final da ação, o TerraCycle ganhou reconhecimento nacional e renasceu mais forte do que nunca.
10. Envolva compradores para o desenvolvimento de produtos e envolva clientes para o marketing
Se aproximar os compradores no processo de criação do produto, é certo que eles irão comprar.
A empresa Bear Naked Granola patrocinou a capa do livro "Revolution in a Bottle," que teve o dobro do buzz em torno do mailing selecionado. A mecânica da ação era simples, retire a capa do livro e a devolva cheia de sacos plásticos usados. Assim, para cada capa devolvida, as 2 marcas doariam $1 para o Arbor Day Foundation. Um novo modelo de marketing feito a partir de consumidores engajados.
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