quarta-feira, 1 de abril de 2009

Conversando sobre sustentabilidade

Ontem, tive uma conversa bem instrutiva com a Bianca M. e vou tentar repassar tudo que conversamos aqui.
A Bianca se formou em administração na FGV e atualmente, trabalha na Endeavor, uma ONG que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no Brasil. A instituição tem como objetivo apoiar empreendedores inovadores e incentivar à cultura empreendedora.

Na conversa que tive com ela, aprendi como é estruturada uma empresa e como é possível ter um modelo sustentável.

Sustentabilidade é um modelo de negócio. Muito mais que eco bags, alimentos orgânicos, lixo reciclado, o tema é muito mais profundo que os assuntos normalmente abordados.
Claro que os itens citados incluem dentro de um programa sustentável, no entanto, devemos entender que quando falamos de sustentabilidade, falamos de uma
formatação que o empreendimento adquire seja lá uma empresa ou próprio estilo de vida.
É um assunto holístico que devemos analisar todos os pontos de contato com o meio ambiente, com as pessoas em que convivemos e a economia.

Antes de apresentar a estrutura de uma empresa, vamos rever rapidamente todas as revoluções que já passamos, para entender melhor esses 3 fatores imprescindíveis.

Revolução Industrial
Na revolução industrial e com o capital desenfreado, os executivos só focavam os esforços no setor econômico. Ou seja, lucro, lucro e mais lucro sem se importar com as pessoas e com a reposição de recursos naturais de volta ao ambiente.

Após Revolução Industrial, surge uma visão de que o processo deveria proteger o setor social.
No segundo momento, os trabalhadores começaram a reinvidicar direitos e assim, surgiria os sindicatos, as leis trabalhistas e departamentos dentro da empresa dedicados aos funcionários (RH).

Save the Green
Começou com o Eco 92 que aconteceu no Rio de Janeiro e depois veio o Al Gore que mostrou para o mundo que o problema ambiental é real. A preocupação com o meio ambiente não é mais só para os ativistas, o problema agora é de todos.
As empresas viram que o problema no setor ambiental é preocupante e os recursos que faltam são limitados, pois sem a matéria-prima não é possível a fabricação dos produtos. E assim, não há crescimento nem lucros para as empresas.

Agora que entendemos os processos históricos, vamos analisar como ter uma empresa com um modelo de negócio sustentável.

Sobre a Empresa
  • Toda empresa possui missão e valores
  • As pessoas que trabalham nessa corporação precisam acreditar nos mesmos valores que a empresa possui, pois somente dessa forma, a empresa crescerá e se desenvolverá sustentavelmente.
  • Uma empresa é constituída pelo Tripple Bottom Line que são 3 pilares fundamentais de sustentação.
  • São eles: o Ambiental, o Social e o Econômico.

Para seguir um modelo de negócio sustentável é preciso olhar para os 3 pilares da empresa de forma holistica, ou seja, contra balanceando todos os fatores.
Se for retirar 1 árvore, deve-se plantar outra no lugar = a externalidade deve ser sempre balanceada e nunca negativa.
Se eu quero crescer e gerar mais lucro para empresa, eu devo capacitar os funcionários, eles precisam sentir parte da empresa, acreditando nos mesmos valores e trabalhando com o mesmo objetivo.

Só dessa forma, o crescimento será gerado a um longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário