quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O grande vilão - Saco Plástico

Ano passado começou uma moda frenética de rotular o saco plástico, principalmente aquele tradicional do supermercado, como o grande vilão da sustentabilidade e eco-friendly fashion.
Então, para substituir a sacola plástica, foi criada as eco-bags. Práticas, de diversos tamanhos, marcas e cores, as eco-bags são reutilizáveis e amigas do meio ambiente! eba!
No entanto, vamos å prática. Eu sempre tive a seguinte dúvida: se não podemos mais usar sacos plásticos, o que vamos fazer com o lixo da cozinha? Precisamos colocar um saco impermeável para não escorrer liquidos e comida, ou seja, somos obrigados a usar sacos plásticos.
Isso quer dizer que nunca podemos ser 100% sustentáveis?

Semana passada, eu fui ao supermercado e achei a solução!





Sacos plásticos compostáveis! :)
Ok, eles são menos resistentes, no entanto, são impermeáveis e uma ótima solução para substituir sacos plasticos convencionais.

Gostaria muito de saber sobre a prática de lixo compostável e produtos compostáveis no Brasil. Nasi? Alguém sabe me responder?
Arigatô!

2 comentários:

  1. http://verdedentro.wordpress.com/2009/02/18/tome-a-iniciativa-ii/

    e

    http://verdedentro.wordpress.com/2009/07/21/sacola-ecologica-nao-obrigada/

    ResponderExcluir
  2. único problema... usar sacal degradável não adianta muito pois não estamos jogando tais sacolas no jardim da casa e sim num aterro sanitário. Para evitar enormes problemas de toneladas de lixo num só lugar compostando e degradando, o aterro santiário joga capas químicas e materias especiais para NÃO compostar/degradar. Então uma solução ainda melhor é achar como ficar ZERO WASTE em casa. É possível porém requer muito planejamento mesmo. Mesmo assim, tem dias que não adianta... Eu ainda estou sofrendo com como não usar plástico para limpar as necessidades da cachorra...

    ResponderExcluir